segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

#Leitura: Como treinar seu dragão!




Alguém já assistiu ao filme “Como treinar seu dragão”? Pois então saibam que esse filme teve como base os livros da série. Mesmo o filme tendo sido lindo, teve várias licenças poéticas, o que faz da série de livros muito mais interessante e detalhada.

Teoricamente a série é baseada nas memórias de Soluço Spantosicus Strondus III e foi traduzida do Antigo Norueguês por Cressida Cowell.
 Soluço é filho único do chefe dos Hooligans Cabeludos, e deveria ser um viking grande, forte e “mal”, mas na verdade ele é totalmente o oposto: magricela, baixinho e bonzinho (e muito inteligente). Os vikings treinam os dragões assim como nós treinamos cães de caça, quanto maior e mais malvado é o dragão melhor para o guerreiro. E também nisso Soluço é diferente. Ele tem um dragão de jardim (é como se ele tivesse um pinscher).

Cressida Cowell brinca com os estereótipos e com a tradição que descreve os vikings como guerreiros impiedosos, verdadeiros brutamontes dos mares, desgrenhados, com suas cabeleiras ruivas, pavio curtíssimo e uma mitologia formada por deuses cruéis e impacientes. Mas ela usa muito carisma para descrevê-los, e a linguagem atual de seus livros aproxima esses personagens quase remotos da cultura atual, tornando-os adoráveis em sua brutalidade.

A série, lançada no Brasil pela Intrínseca e a cada livro um desafio novo é colocado a Soluço (desafios quase mortais). Cressida se “transforma” em um Soluço idoso, saudoso das aventuras que viveu na infância.




Todos os livros contem muitas ilustrações, mapas, desenhos dos personagens, objetos, tudo que possa auxiliá-lo a entender as aventuras. Essas ilustrações parecem ser feitas com grafite ou carvão. Há também ao longo dos livros, trechos com informações sobre os dragões para ajudar na identificação de cada tipo de raça, é uma série muito fácil e gostosa de ler, e muito, muito engraçada.

Alguém já leu? O que achou? Se ainda não leu vale a pena ler!

xoxo
Drê <3

Ver mais aqui!

Um comentário: